Jornal do Mato GrossoJornal do Mato GrossoJornal do Mato Grosso
Font ResizerAa
  • Home
  • Notícias
  • Política
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Reading: Ameaçado de extinção, gato-palheiro resgatado em MT deve ganhar namorada em SP
Share
Font ResizerAa
Jornal do Mato GrossoJornal do Mato Grosso
Search
  • Home
  • Notícias
  • Política
  • Tecnologia
Siga
Jornal do Mato Grosso > Blog > Política > Ameaçado de extinção, gato-palheiro resgatado em MT deve ganhar namorada em SP
Política

Ameaçado de extinção, gato-palheiro resgatado em MT deve ganhar namorada em SP

Petrosk Roc
Petrosk Roc maio 24, 2024
Share
SHARE

Lion foi encontrado ainda filhote, sem a mãe e com poucas chances de sobrevivência. Na época, o animal silvestre foi resgatado e levado para Cuiabá, onde ficou sob a tutela de uma cuidadora.

O gato-palheiro Lion, resgatado em 2022 em Sorriso, a 420 km de Cuiabá, deve ganhar uma namorada, após ser levado para um zoológico de Sorocaba (SP), segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT).

A espécie é classificada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como “quase ameaçadas” internacionalmente. Já no Brasil, o ICMBio-MMA classifica como ameaçada de extinção, na categoria “vulnerável”.

Lion foi encontrado ainda filhote, sem a mãe e com poucas chances de sobrevivência. Na época, o animal silvestre foi resgatado e levado para Cuiabá, onde ficou sob a tutela de uma cuidadora.

O gato- palheiro chegou em território paulista em abril e está se adaptando à nova casa, reconhecendo o habitat, aprendendo a caçar e a escalar em um ambiente que se sinta seguro. Depois, o animal será apresentado à “namorada” e ficará em um recinto com ela.

A transferência de Lion para São Paulo é para reprodução da espécie e atende às recomendações do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Pequenos Felinos, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab).

Todas as cinco espécies de gato-plaheiro que existem ocorrem na América do sul, mas somente duas vivem no Brasil. O Leopardus braccatus abriga o Cerrado e o Leopardus munoai se distribui pelo Pampa, quase na divisa com o Uruguai.

As espécies brasileiras são classificadas pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza) como “Quase ameaçadas” internacionalmente e pelo ICMBio-MMA como ameaçadas de extinção no Brasil, na categoria “Vulnerável”.

Share This Article
Facebook Twitter Email Print
Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popular News
Vicente Conte Neto
Notícias

Saiba quais são os principais investimentos influenciados pela Taxa Selic

Petrosk Roc Petrosk Roc junho 14, 2023
Conheça o impacto das redes sociais na transformação da moda com Ernesto Matalon
Abelhas e soja: conheça relação que pode aumentar produção nas lavouras
Câmara de Cuiabá Aprova Aumento Salarial de 47,7% para Servidores e Pensionistas: O Impacto no Funcionamento Público da Cidade
Regulação da inteligência artificial: como equilibrar inovação e responsabilidade
Jornal do Mato Grosso

Com raízes em Mato Grosso, o Jornal do Mato Grosso leva até você as notícias mais relevantes do estado, do Brasil e do mundo. Nossa cobertura abrangente inclui tecnologia, política e outros temas de destaque.

Clima de Verão Predomina em Mato Grosso do Sul com Sol e Chuvas Isoladas
fevereiro 13, 2025
Lucio Fernandes Winck
Ferrari e Hamilton: a combinação perfeita para desbravar novos horizontes em 2025 
março 11, 2025
Siga
© Jornal do Mato Grosso - [email protected] - tel.(11)91754-6532
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?