Jornal do Mato GrossoJornal do Mato GrossoJornal do Mato Grosso
Font ResizerAa
  • Home
  • Notícias
  • Política
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Reading: ‘Superdoador’: advogado salva mais de 300 pessoas com doações de sangue em MT
Share
Font ResizerAa
Jornal do Mato GrossoJornal do Mato Grosso
Search
  • Home
  • Notícias
  • Política
  • Tecnologia
Siga
Jornal do Mato Grosso > Blog > Notícias > ‘Superdoador’: advogado salva mais de 300 pessoas com doações de sangue em MT
Notícias

‘Superdoador’: advogado salva mais de 300 pessoas com doações de sangue em MT

Petrosk Roc
Petrosk Roc junho 17, 2024
Share
SHARE

Em 21 anos, Rogério Peres Bandeira doou 37,8 litros de sangue. Ao g1, ele contou que o ato de doar foi motivado pela mãe, que trabalhou no sistema de saúde.

Doar sangue é um ato de humanidade que salva vidas e, nesta sexta-feira (14) é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Em Mato Grosso, mais de 10 mil pessoas doam sangue por ano, segundo estimativa do Hemocentro, único banco de sangue do estado.

Dentre tantos doadores, um advogado chamou a atenção pelo fato de doar sangue há 21 anos. Rogério Peres Bandeira contou ao g1 que a primeira vez que ajudou alguém através da doação foi aos 20 anos, quando ingressou em um concurso em Mato Grosso.

“Sou doador desde quando assumi o concurso no estado. Comecei a doar na unidade de coleta de transfusão em Colíder e, quando me mudei para Cuiabá, continuei a doar no Hemocentro. Inicialmente, doava sangue total, depois passei a doar plaquetas e massas duplas conforme a necessidade”, disse.


De acordo com o Hemocentro de Mato Grosso, um homem pode doar até quatro bolsas de sangue por ano, sendo retirado 450 ml a cada doação. Como Rogério doa há 21 anos, é estimado que ele já tenha doado mais de 37,8 litros de sangue. Como cada bolsa pode ser distribuída para até quatro pacientes, estima-se que advogado já ajudou a salvar mais de 300 vidas.

Além do sangue, ele também contou sobre a doação de plaquetas para pacientes com quadros crônicos. De acordo com o Hemocentro, a doação de plaquetas é menos invasiva do que a de sangue e ela pode ser realizada até três vezes no mesmo mês.

“Essa doação de plaquetas é exclusiva para um determinado paciente que precisa, que ocorre por meio da Máquina Separadora de Células [Coleta por Aférese].

Sempre é colocado a quantidade de plaquetas que o paciente precisa, então a máquina faz a retirada do sangue, filtra as plaquetas e devolve o sangue para o doador, então ele não tem perca de volume e nem de sangue, por isso ele consegue doar até três vezes no mês”, explicou a biomédica Gessica Burgo.

Motivação


Rogério relatou que foi a mãe dele que o motivou a doar sangue, já que, como ela é servidora do sistema de saúde, sempre esteve cercada por histórias de superação e por pessoas que precisavam da ajuda.

“Como minha mãe é servidora da saúde, presenciei várias situações de pacientes em estado grave que necessitavam de transfusões. Sempre foi difícil encontrar doadores porque as pessoas geralmente têm medo da agulha. Minha estimulação foi realmente capaz de ajudar de alguma forma quem precisa.

Acredito que ajudei a salvar a vida de muitas pessoas”, contou.
Atualmente, ele é quem motiva outras pessoas a doar, inclusive a própria filha, de 20 anos.

Share This Article
Facebook Twitter Email Print
Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popular News
Notícias

A tradição e o sabor que fortalecem a economia de Mato Grosso

Petrosk Roc Petrosk Roc outubro 27, 2025
Educação profissional que acelera carreiras: Como cursos técnicos colocam você no mercado mais rápido?
Eficiência operacional no setor financeiro: como fazer mais com menos e crescer com controle
Fazendas de MT utilizam tecnologia nos processos agrícolas e obtém ganho de até 40% na produtividade, diz pesquisa
Seca Severa em Mato Grosso: Medidas de Emergência
Jornal do Mato Grosso

Com raízes em Mato Grosso, o Jornal do Mato Grosso leva até você as notícias mais relevantes do estado, do Brasil e do mundo. Nossa cobertura abrangente inclui tecnologia, política e outros temas de destaque.

Guilherme Guitte Concato ressalta que constância e resiliência são os pilares para alcançar resultados sustentáveis na carreira.
A importância da constância e da resiliência para o sucesso profissional
outubro 23, 2025
Inovação contínua nas empresas é construída com melhorias diárias que fortalecem processos, pessoas e resultados — como destaca Andre de Barros Faria.
Inovação contínua nas empresas: Métodos simples para evoluir todos os dias
novembro 26, 2025
Siga
© Jornal do Mato Grosso - [email protected] - tel.(11)91754-6532
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?