Jornal do Mato GrossoJornal do Mato GrossoJornal do Mato Grosso
Font ResizerAa
  • Home
  • Notícias
  • Política
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Reading: Governo de MT publica portaria que define critérios para apuração de índice da agricultura familiar nos municípios
Share
Font ResizerAa
Jornal do Mato GrossoJornal do Mato Grosso
Search
  • Home
  • Notícias
  • Política
  • Tecnologia
Siga
Jornal do Mato Grosso > Blog > Notícias > Governo de MT publica portaria que define critérios para apuração de índice da agricultura familiar nos municípios
Notícias

Governo de MT publica portaria que define critérios para apuração de índice da agricultura familiar nos municípios

Petrosk Roc
Petrosk Roc junho 26, 2024
Share
SHARE

Medida visa consolidar informações quantitativas e qualitativas sobre o segmento em Mato Grosso

A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) publicou, nessa terça-feira (25/06), a portaria que estabelece os procedimentos, parâmetros, ponderações, fatores, critérios e pesos a serem considerados na apuração do Índice Municipal de Agricultura Familiar (IAF).

A medida visa consolidar informações quantitativas e qualitativas sobre a agricultura familiar no Estado, fortalecendo o segmento em conformidade com a Política Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável da Agricultura Familiar.

A apuração do IAF será feita anualmente pela Seaf, com envio dos resultados à Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) até 31 de maio. O índice será calculado com base na cobertura da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e na aquisição de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar, conforme fórmulas especificadas na portaria.

As definições e fórmulas de cálculo visam garantir a transparência e a eficiência na aplicação das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural sustentável.

O novo indicador faz parte do Sistema Estadual Integrado da Agricultura Familiar de Mato Grosso (SEIAF-MT), que foi implantado como mecanismo de apuração do IAF.

O SEIAF-MT irá coletar dados sobre agricultura familiar nos municípios mato-grossenses, incluindo números de produção e comercialização. Depois de coletadas, as informações serão organizadas e disponibilizadas na página institucional da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar.

A ferramenta surgiu a partir da Lei Complementar n° 746 de 2022, que definiu a redistribuição dos recursos arrecadados com o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e a destinação de 2% do ICMS para investimento exclusivo na agricultura familiar.

A nova portaria representa um passo significativo para a organização e fortalecimento da agricultura familiar em Mato Grosso, estabelecendo critérios claros e mensuráveis para a distribuição de recursos e apoio técnico.

Share This Article
Facebook Twitter Email Print
Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popular News
Gilmara Tomadoce
Notícias

Da solidão às conexões: A revolução do lazer e do esporte  

Petrosk Roc Petrosk Roc abril 3, 2025
Fumaça de Incêndios Escurece Céu em MT
Incorporação de empreendimentos de energia renovável: Como projetos sustentáveis estão transformando o mercado
Desvendando as tendências de moda verão para calçados femininos, com Nathalia Belletato
Saiba quais são os principais investimentos influenciados pela Taxa Selic
Jornal do Mato Grosso

Com raízes em Mato Grosso, o Jornal do Mato Grosso leva até você as notícias mais relevantes do estado, do Brasil e do mundo. Nossa cobertura abrangente inclui tecnologia, política e outros temas de destaque.

Queda do milho em Mato Grosso: análise do mercado e impactos para os produtores
maio 20, 2025
Maurício Cerginer
Evite erros comuns: dicas essenciais para investir em imóveis comerciais em Portugal
janeiro 15, 2025
Siga
© Jornal do Mato Grosso - [email protected] - tel.(11)91754-6532
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?